terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Senado dos EUA aprova Janet Yellen para presidente do Fed

Janet será a primeira mulher a dirigir o BC dos EUA.
Ela vai substituir Ben Bernanke no Fed, a partir de 31 de janeiro.

Do G1, em São Paulo
O senado dos EUA aprovou nesta segunda-feira (6) a nomeação da vice-presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, para presidente da instituição, segundo agências.
Yellen recebeu 56 a favor de sua nomeação e 26 contra para substituir o atual presidente Ben Bernanke, cujo mandato termina em 31 de janeiro.
Com a confirmação pelo Senado, Janet será a primeira mulher a dirigir o Federal Reserve e a segunda a dirigir o banco central de um país desenvolvido, diz a Reuters. A primeira presidente de um BC em país desenvolvido foi Elvira Nabiullina, indicada para a autoridade russa em junho.
  •  
Janet Yellen deve ser indicada para o Fed nesta quarta. (Foto: Robert Galbraith/Reuters/Files)Janet Yellen foi aprovada pelo Senado dos EUA para ser presidente do Fed nesta quarta. (Foto: Robert Galbraith/Reuters/Files)
 
Yellen, que tem 67 anos, era a favorita em pesquisas com economistas e tinha o apoio de 20 membros democratas do Senado, diz a Bloomberg.
Como número oficial número 2 do Fed, Yellen articulou a manutenção de política monetária altamente acomodatícia. Em uma série de discursos em 2012, ela disse porque as taxas de juros poderiam permanecer perto de zero no final de 2015, e em um discurso de 2011, ela justificou as duas primeiras rodadas de compras de ativos em larga escala do Fed com uma estimativa de que os programas que criar 3 milhões de empregos.
Ao indicar Yellen para o cargo, Obama disse que “ela acionou o alarme sobre a bolha imobiliária muito antes (de a crise financeira estourar)".
Segundo a Casa Branca, Janet é uma das mais qualificadas candidatas ao posto na história. "Janet Yellen é um dos candidatos mais qualificados, se não o mais qualificado, para esta posição na história, com base em sua experiência e credenciais", disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney a repórteres, quando o presidente Barak Obama indicou-a para o cargo.
Política expansionista
Yellen disse recentemente que a política monetária dos
Estados Unidos provavelmente continuará expansionista -- com estímulos è economia -- por muito tempo mesmo depois que for atingido o patamar de desemprego ou inflação usado como referência para elevação dos juros pelo Federal Reserve (Fed).
Em carta a uma parlamentar dos EUA, ela afirmou que o patamar de desemprego não é um gatilho para a política monetária do Fed. As declarações foam em resposta a uma questão escrita da senadora democrata de Massachusetts Elizabeth Warren, feita após a sabatina de Yellen, indicada para comandar o Fed, no Comitê Bancário do Senado na semana passada.




Nenhum comentário: