segunda-feira, 9 de maio de 2016

Guia de Transporte Animal será eletrônica em Rondônia, diz Idaron

Lançamento de nova ferramenta será realizado no 5° Rondônia Rural Show.
GTA será para bovinos que irão para o abate, segundo agência do estado.




A Guia de Transporte Rural (GTA)  poderá ser emitida eletronicamente em Rondônia, a partir dos dia 25 a 28 de maio. De acordo com  Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), atualmente os produtores precisam se encaminhar até a instituição para solicitar a emissão do documento.
Segundo a Idaron, o lançamento da nova ferramenta será realizada durante o 5° Rondônia Rural Show nos dias 25 a 28 de maio em Ji-Paraná. O pecuarista poderá emitir sua GTA através da Internet, porém somente para bovinos que serão destinados ao abate com inspeção oficial nos frigoríficos locais.
Conforme o Idaron, até o fim deste ano  todo os pecuaristas do Estado, poderão emitir a Guia de Transporte Animal de forma eletrônica, sem sair de sua casa ou propriedade, e com toda segurança, bastando para isso ter acesso à internet. Segundo a agência, essa  ferramenta oferece toda segurança e controle, tanto para o produtor quanto para o governo, no processo de fiscalização, mas não elimina as vistorias e fiscalizações diretas nas propriedades, inclusive para conferir informações ou para o repasse de orientações.

Já a emissão da GTA para o transporte convencional  venda, transferência de propriedade ou de pastagem continuará sendo realizada normalmente. Ou seja,  o produtor rural terá de ir à agência de solicitar a emissão do documento, tendo em vista que a guia é documento obrigatório para o transporte ou deslocamento de animais vivos para fora propriedade, constituindo-se assim um facilitador no processo de comercialização.
Com a GTA eletrônica o pecuarista terá maior facilidade para emitir e quitar a documentação na Idaron, e também mais facilidade para comercialização do gado. A autenticidade da guia será por meio de verificação com telefone celular equipado com aplicativo de leitor ótico, que está em processo de ajustes e testes.
G1GLOBO
Postado por: Ygor I. Mendes

Nenhum comentário: