segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Dilma realiza hoje primeira reunião de cúpula

Criada por Lula, reunião de coordenação ocorre no início de cada semana
Do R7, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff realiza nesta segunda-feira (3) a primeira reunião de coordenação do seu governo. Prática herdada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a reunião conta com a participação dos principais ministros e auxiliares do governo.

A Presidência ainda não divulga oficialmente quem participará da reunião, mas a tendência é que, ao menos nesse primeiro encontro, seja mantida a mesma configuração que a reunião tinha durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Devem participar, além de Dilma, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, o secretário das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, José Elito Siqueira, o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci e o vice-presidente Michel Temer, todos esses com gabinete no Planalto. De “fora”, devem vir os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Fazenda, Guido Mantega, e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Criada por Lula para reunir os principais nomes da cúpula da política e da economia para prestar contas e tratar das próximas ações. Na época em que Dilma era ministra da Casa Civil, cabia a ela o papel de passar a Lula as demandas e diagnósticos dos demais ministérios. Agora, será Palocci que auxiliará Dilma na função.


A reunião de coordenação costuma ocorrer no início de cada semana. Ela não substitui a reunião ministerial completa, da qual participam os titulares de todas as pastas, mas que ocorre apenas cerca de três vezes por ano.

Antes da reunião, que ocorrerá no final da tarde, Dilma tem na agenda reuniões individuais com Mantega, Palocci, com o presidente do Senado, José Sarney, da Câmara, Marco Maia, e do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso.

Nenhum comentário: