quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

R O N D Ô N I A

         A área limitada pelo Estado de Rondônia, tem quase 80% coberta por densa floresta tipo amazônica (perinófila e subcaducifólia), que galga a encosta do planalto acompanhando os cursos dos rios em forma de mata de galeria. Associado a essas florestas, aparecem as formações de cerrados (savana), campos sujos e campos limpos.
           
         A constituição e distribuição das formações vegetais estão condicionadas ao clima e fatores edáficos, principalmente à drenagem e a disponibilidade de nutrientes.  
MATA DE IGAPÓ 

  Predominam nas planícies das margens dos rios, lagos e lagoas, inundadas praticamente o ano inteiro. A vegetação que a constitui são as espécies de árvores, arbustos adaptados as condições ambientas, as lianas, as trepadeiras, as aquáticas e as palmáceas.  

MATAS DE VÁRZEA
    
Ocorrem nos baixos terraços (platôs) inundáveis nos períodos de enchentes dos rios, são formadas por palmáceas, umbaubeiras, seringueiras, samuameiras e outras árvores de médio e grande porte, lianas e trepadeiras.  


MATAS DE TERRA FIRME
Situam-se nos altiplanos não inundáveis e constituem uma formação vegetal densa, um complexo de árvores gigantes, tanto na altura como no diâmetro, associadas a palmeiras e bambusais enlaçados de cipoais que as galgam em direção as suas copas. São ricas em madeiras de lei como a massaranduba, cedro, mogno, cumaru, itauba, faveira ferro, angelim, sucupira e outras.Em aleogenosas entre as quais a copaibeira, cumarumeiro e caucheiro. Em palmáceas de variadas espécies, tais como o buriti, abacaba, açaí, pupunha, babaçu, inajá, jarina, etc.
 Destacam-se no conjunto vegetal por seu elegante porte e beleza a castanheira (produtora da Castanha-do-Brasil)   
  MATAS DE GALERIA

São poucos densa, se constituíndo na vegetação de transição entre a mata de várzea e mata de terra firme, acompanha os cursos dos rios.

FAUNA             
         A Fauna do espaço geográfico limitado pelo Estado de Rondônia, é do modo geral a comum a brasileira, com característica de adequações aos respetivos ecossistemas. 



As florestas são os habitat dos mamíferos como: os símios, destacando-se a guariba (aloutta), o macaco prego (cebus), o macaco de cheiro (chiropotes), o macaco preto (ateles), as onças (pantheras jaguarius), onça vermelhas (suçuarana), onça pretas (pantera) e onça pintada (jaguar), os gatos-selvagens (jaguatirica). Entre os carnívoros, encontram-se a ariranha, irara lontra (mustelídeo), quati (procinideonasua), cachorro-do-mato (canídeo-Dusicyon thous), guará (canídeo-Chrysocyon brachrurus) este último habita o cerrado do sul do Estado. Os roedores, entre estes destacam-se a paca, a cotia (cavídeos), a capivara, o ouriço-cacheiro, o preá, o quatipuru (procionídeos) e o rato (murídeo). Os onívoros, destacam-se os gambás (mursupiasis-dedelphis). Os desdentados, preguiça (bradipodideo), tamanduás e tatu de vários tamanhos (xenartros). Os paquidermes, anta (umgulado tapirídeo), queixada e caitiu (taiassuídeos). Os queiropteros, representados por variados morcegos.
           
         São habitantes das florestas os répteis, jabutis (quelônios), lagartos e lagartixas (lacertífilos); os ofídios, as cobras em grande variedades de venenosas a não venenosas, destacando-se por seu tamanho a surucuru, a salamanta e jibóia. As aves, destacando-se entre estas o mutum (crax), jacamim (psdofúdeos), inambu (rinamídeo), jaçanã (parrídeo), jacu (cranídeo-penchope), marreco (ananicos), tucano (ramfastídeo), pica-pau (picídeos), gavião (rapina), urubu, urubu-rei (abutre-catarídeos), coruja (atusholiba), sabiá (turdideo), rouxinou (leterídeo), curó (fringilideo), bem-te-vi (tiranídeo) e tantas outras aves.

      
         As rios igarapés, lagos e lagoas, são os habitat em suas margens, das lontras, das ariranhas, das garças, dos socos (ardeideos), dos jaçanãs (parrídeos), dos patos, dos marrecos, das cobras, dos jacarés e em suas águas os peixes, destacando-se a jatuarana, o tambaqui, a pirapitinga, o pacu, o aracu 9caracídeos), a piraíba, o jaú, o mandi, o dourado, o surubim (silurídeos), a sardinha, o apapá (cluplédeos), a arauná (osteoglossídeos), a curimbatá (procilopus), o tucunaré, o cará (ciclídeos), o acarí  (boricurídeos), os cetáceos, peixe-boi, o boto (delfinídeos) e o pirarucu (osteglossídeos). As cobras aquáticas, destacando-se a sucuri (boídeos). E os quelônios tartarugas e tracajá (pleomedussídeos).
         Invertebrados são numerosos e de várias espécies de araquinídeos, insetos, moluscos terrestres e aquáticos.        


fontes:

montagem: Gilson Guedes 

Fonte textos: (Telma M. de Souza - DRT/696)
http://vilhena.com.br
Fotos: http://www.brazilnature.com

Nenhum comentário: