domingo, 9 de junho de 2013

Acir comemora Plano Safra e a criação da Anater

Em pronunciamento nesta quinta-feira, o senador Acir Gurgacz (PDT) comemorou a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), prevista no Plano Safra da Agricultura Familiar 2013–2014, lançado pela presidente Dilma Rousseff.
O senador, que é o vice-presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, disse que a iniciativa vai atingir a sociedade como um todo, ao criar condições para a movimentação da economia de pequenos municípios e estados criados há pouco tempo, como Rondônia, em que se destaca a agricultura familiar.
“Os investimentos anunciados no plano vão atender as necessidades básicas dos agricultores, sobretudo na melhora da logística de armazenamento, e criar condições para o repasse de tecnologia e geração de renda na agricultura”, disse Acir. “Nada mais justo para o setor que representa um quarto do PIB e gera 35 milhões de empregos”, afirmou.
Acir Gurgacz disse que a falta de apoio técnico ao pequeno e médio produtor rural dificulta o desenvolvimento da agricultura familiar, principalmente em regiões localizadas nas novas fronteiras agrícolas, como Rondônia. “Atualmente, o atendimento a mais de 4,3 milhões de estabelecimentos rurais no país não é satisfatório, e a criação da Anater vai dar resposta a essa cobrança dos agricultores”, disse o senador.
Acir disse ainda que a criação da Anater favorece a integração científica e o desenvolvimento de novas tecnologias com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O PLANO - Por meio do Plano Safra do Agronegócio serão investidos cerca de R$ 136 bilhões no custeio da safra, em infraestrutura e logística. Já o Plano Safra da Agricultura Familiar vai contar com recursos de R$ 39 bilhões para aprimorar as políticas públicas para o campo, com foco em aumentar a produtividade, a tecnologia, a renda e a produção de alimentos.

Nenhum comentário: